VIVENDO VALORES
Fonte: www.mostreseuvalor.org.br
Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida. Mas, quais são os nossos valores?
Se não escolhemos, eles já vem prontos e assim aprendemos que o sentido da vida é simplesmente crescer, estudar, trabalhar, ter filhos e morrer. Mas, tudo isso para quê?
Diziam os filósofos que a finalidade do homem era aprender a SER e realizar em si a potência do bem, do belo e do justo.
Diziam que eram estes os ideais humanos e que a assim o homem viria a se realizar e ser feliz. Apenas o ser humano pode apreciar a generosidade, o amor e a beleza de forma consciente.
A música inspira, o voluntariado abre o coração, a amizade enche, o amor tráz alegria. Por quê?
Valores verdadeiramente humanos fazem isso. Quando o ser humano percebe isso, os seus valores mudam da simples sobrevivência e satisfação de desejos infinitos à contemplação, ao serviço, à beleza, à generosidade e ao altruismo. E assim, o SER ganha prioridade sobre o simplesmente existir.
Viver é uma tarefa contínua da construção deste Ser Humano. E por acaso, haveria maior obra para o ser humano que aprender a SER?
Dizia Aristóteles que o homem se torna feliz ao viver uma vida que seja racional. Para ele a razão era a prática de valores ou virtudes. Selecionar valores é ser racional e assim, viver de acordo com valores é ser feliz.
VEJA ALGUNS VALORES ESSENCIAIS:
AMOR - Amamos o que não temos e por sermos imcompletos, buscamos o outro. O amor é a força da natureza que fazem as partes quererem se ligar ao todo. Há que crescermos para aprender a amar verdadeiramente.
HONESTIDADE - A honestidade nasce de uma postura autêntica e transparente diante da vida, onde não há o que esconder. É a incoerência que nos faz querer esconder uma parte de nós mesmos. É preciso crescer e "limpar" a vida interior para que a honestidade se torne um verdadeiro valor.
JUSTIÇA - Platão explica a justiça como 'dar a cada um conforme a sua natureza e seus atos'. Justiça está relacionado à ordem, à lei no seu sentido mais metafísico. Está associado à constatação de que tudo na natureza tem o seu lugar. Ser justo significa deixar-se governar pela razão, ou seja, por valores, conforme uma vida propriamente humana.
PAZ - Não está associada à passividade, mas na realização daquilo que é necessário para gerar harmonia. A paz é vivida pelo ser humano quando ele consegue gerar harmonia dentro de si mesmo - dos elementos que constituem a sua personalidade, inspirado por um ideal de vida.
SABEDORIA - Sabedoria é o conhecimento das essências. Por isso, a necessidade de conhecermos a nós mesmos para conseguirmos enxergar melhor a essência das coisas. Sabedoria trata do SER. Sábio é o homem que encontrou e realizou o sentido da vida dentro de si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário